Definição e Conceito - teologia

A teologia não foi criada por si mesma, no sentido que a revelação e a fé tenham-na criado ou construído. Foram utilizadas duas palavras gregas para indicar o seu objetivo ou tarefa: Qeoj (deus, um termo geralmente usado no mundo antigo para seres que têm poder ou conferem benefícios que estão além da capacidade humana) e logoj (palavra que revela) ou também qeologoi, que significa Palavra de Deus; não é o vocábulo, mas uma linguagem que encerra a idéia, isto é, ensino a respeito dos deuses ou das coisas relacionadas ao divino.
De acordo com o dicionário da igreja católica, pode-se defini-la da seguinte forma:

Teologia é a ciência que diz respeito a Deus conforme ele é revelado, e às suas relações com as criaturas. Pode ser dividida da seguinte maneira, entre outras: (1) dogmática: o que se exige que acreditemos; (2) moral: vida de acordo com as leis de Deus e da igreja; (3) pastoral: cuidado das almas pelo clero; (4) ascética: prática da virtude; (5) mística: graus elevados de vida espiritual; (6) natural: conhecimento de Deus e dos deveres do homem para com ele, conforme pode ser deduzido apenas pela razão, sem a ajuda da REVELAÇÃO.

O conceito de teologia aparece pela primeira vez no pensamento grego, através de Platão (379 a.C.). Entretanto, Platão entendia que a teologia era relacionada aos mitos, às lendas, aos deuses e suas histórias, que eram criticados filosoficamente, desmitificados e interpretados conforme as normas da educação política e purificados de toda inconveniência.
Então, segundo Platão, a teologia representa o caminho do mito ao logoj. Apesar de Anaximandro (filósofo que viveu entre 610-09 e 547-46 a.C. e escreveu uma obra Da Natureza, de que ficou um fragmento textual) e Heráclito (filósofo que viveu na Ásia Menor, Éfeso, era de estirpe real, solitário e desdenhoso (VI e V a.C.) e expôs o seu sistema numa obra filosófica intitulada Da Natureza) já terem delineado este sentido, concluem que com Platão havia chegado à perfeição.
A função do logoj consistia em descobrir a verdade que estava escondida pelos deuses, utilizando a forma da revelação, alhqeia (verdade, fidedignidade, confiabilidade, justiça).
Aristóteles chama os poetas Hesíodo e Homero de criadores de mitos, e os filósofos jônicos da natureza, de físicos. Através dessas e outras afirmações de Aristóteles surgiu a conhecida metafísica (parte da filosofia, que com ela muitas vezes se confunde, e que, em perspectivas e com finalidades diversas, apresenta as seguintes características gerais ou algumas delas: é um corpo de conhecimentos racionais (e não de conhecimentos revelados ou empíricos) em que se procura determinar as regras fundamentais do pensamento (aquelas de que devem decorrer o conjunto de princípios de qualquer outra ciência, e a certeza e evidência que neles reconhecemos), e que nos dá a chave do conhecimento do real, tal como este verdadeiramente é (em oposição à aparência) ), a qual também é um conceito de teologia. Entretanto, logo a seguir ele construiu a teologia ontológica, que tem como significado:

O deus (dos filósofos) torna-se fim e meta de uma filosofia primeira que tem por objetivo o ser enquanto ser o que é estudado nas suas relações e causas primeiras até provar que existe um ser absolutamente primeiro de quem dependem o céu e a Terra.

Com base nessas reflexões filosóficas cria-se um diálogo aberto com a religião, com o tema Deus e com a divindade filosoficamente possível. Esta linha de pensamento se aplica diretamente ao campo religioso e faz surgir um local para a teologia e para os teólogos utilizarem. A princípio os teólogos são os anunciadores de Deus e a teologia é o tema religioso dos deuses, isto é, a forma especial dos deuses falarem no culto.
Com o passar dos tempos o termo teologia sofreu muitas qualificações negativas, até que a fé cristã aceitou o termo teologia, de modo claro e definitivo, nos séculos IV e V.
Nessa viagem histórica alguns nomes são importantes em relação à definição e ao conceito da teologia. Entre estes pode-se citar: Agostinho, Abelardo, Henrique de Gand, Tomás de Aquino e outros.
Tomás de Aquino, foi quem distinguiu a teologia natural dos filósofos, na qual Deus pode ser conhecido como princípio e fim do conhecimento do mundo e de si, da teologia relativa à Santa Doutrina, na qual Deus é o sujeito de todos os enunciados. Isto ocorre porque a Santa Doutrina parte da automanifestação sobrenatural de Deus na sua revelação, atestada pela Bíblia (Sagrada Escritura). Na escolástica (doutrinas teológico-filosóficas dominantes na Idade Média, dos séculos IX ao XVII, caracterizadas sobretudo pelo problema da relação entre a fé e a razão, problema que se resolve pela dependência do pensamento filosófico, representado pela filosofia greco-romana, da teologia cristã. Desenvolveram-se na escolástica inúmeros sistemas que se definem, do ponto de vista estritamente filosófico, pela posição adotada quanto ao problema dos universais, e dos quais se destacam os sistemas de Santo Anselmo, de São Tomás  e de Guilherme de Ockham ) encontra-se várias vezes o termo sacra pagina ou sacra scriptura por causa disso.
No entanto, Tomás de Aquino mostra que há uma discussão entre a teologia e a filosofia e por serem diferentes não há vínculos entre elas. Ele mostra que toda discussão que existia e vinha caminhando desde a antigüidade, em relação à controvertida concepção da teologia (mítica, cultural, política e filosófica) está resolvida.
Tomás de Aquino conclui que a teologia mítico-cultual é uma entidade que pertence à história e é substituída pelo verdadeiro conhecimento de Deus, que é revelado através da sua plenitude em Jesus Cristo. Todavia não se pode eliminar a teologia filosófica, pois esta deve ser considerada como parceira, porém a pressupõe e a completa e também lhe dá o verdadeiro sentido.
Então, voltando à pergunta inicial: O que é a teologia? Qual o significa desta palavra? É lógico que para entender é preciso compreender o conceito de teologia. Ao ter uma clara e correta definição deste conceito, há uma melhor compreensão do que vem a ser o exercício teológico e teologizar.
Como já foi dito no início, através de um rápido exame etimológico, a palavra teologia vem do grego e significa discurso, ensino sobre Deus ou ciência das coisas divinas.
Conforme todo cristão aprende, a teologia necessita de uma revelação, afinal é a revelação de Deus aos homens. Então, Deus é o assunto da teologia; assim como Jesus Cristo, o Deus-homem; e também o Deus-espírito, o Espírito Santo. O bom disso tudo é saber que Deus é quem se revela ao homem e o ponto máximo da revelação de Deus é Jesus Cristo.
Só a Bíblia revela todo esse conteúdo relativo à pessoa de Deus. A Bíblia é a auto-revelação de Deus aos homens através dos escritos. Portanto o cristão crê num Deus revelatus.