O que é teologia?

Esta é uma pergunta que muitos bacharéis em teologia fazem ainda hoje.
A teologia pode ser definida e apoiada de várias formas, para isto, basta seguir uma de suas linhas de pensamento. Entretanto, é importante saber de onde surgiu a idéia de teologia e como foi que repercutiu nessa época.
A teologia e as formas de Deus se revelar ao homem estão intimamente ligadas. Pode-se, até dizer, que uma não existiria se não fosse a outra. Mas para compreender essa afirmação é preciso saber o que significa fé e tê-la.
A fé não é um mero instrumento, ou uma "carta na manga" dos cristãos, mas é o ponto que completa e faz diferença para entender a teologia.
A teologia também pode ser vista como ciência e tem muito a acrescentar dentro desta ótica. Ela se divide e subdivide constantemente. Existe a teologia católica e a protestante e ambas influenciam muito na vida dos cristãos. Embora existam muitos cristãos que as misturam sem saber. Há a teologia negra, pacifista e feminista, entre outras, e estas precisam ser estudadas com atenção porque elas estão crescendo a cada dia. Atualmente há um papel imprescindível para o teólogo na sociedade em que vive e por isso é necessário saber o que é ser teólogo e quais as áreas em que pode atuar.
Todo estudante de teologia precisa saber que existe a teologia bíblica e que esta se divide em Teologia Bíblica do Novo e do Antigo Testamento, mais conhecidas como TBNT e TBAT. Não adianta estudar outras coisas para entender a teologia, afinal a base dela é a fé e a Bíblia é quem fala e ensina a respeito da fé.
Mas também existe a teologia moderna e esta é importante para os dias de hoje. Há uma enorme necessidade de desenvolver a teologia hoje, mas para que isso aconteça é preciso conhecê-la. Ao estudar a teologia, o futuro teólogo, aprende que, fossem protestantes ou católicos, os pais da igreja se preocupavam em como entender melhor a Deus.
Então, é necessário que compreenda e estude tudo relativo à teologia, para que depois saiba como fazer uma teologia para hoje.